Prefácio de Malditos por Ademir Pascale - J. Henrique

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Prefácio de Malditos por Ademir Pascale

Ei gente! O coração aqui começou a bater cada vez mais forte e a ansiedade vem me consumindo. Perguntas do tipo: O que cada leitor vai sentir ao ter o meu livro nas mãos, se realmente consegui criar algo que impressione. Nossa! o.O É coisa de mais pra cabeça e ainda tem um mês pra organizar tudo, um mês que não parece suficiente. É um misto de sentimento que se misturam agora, afinal eu tenho medo de que a data tão esperada chegue logo e ao mesmo tempo lembro da luta pra conquistar tudo isso aqui e só quero que chegue logo (rs!), mas chega de falar dos meus devaneios literários e vamos ao que realmente importa. Hoje resolvi trazer para vocês o Prefácio do Malditos escrito pelo saudoso Ademir Pascale, um cara que já considero um grande amigo e organizador das duas antologias as quais fui selecionado.







Terror ao Extremo


            A primeira vez que li um texto do jovem escritor J. Henrique, foi quando recebi o conto Apenas um jogo, para participar da seleção da antologia Sobrenatural: Contos Fantásticos. Gostei tanto da sua história criativa e bem escrita que fui obrigado a colocá-la na abertura do livro. Agora recebi o convite para prefaciar o seu primeiro romance, esta linda peça que está em suas mãos, e sinto-me honrado por poder fazer parte da história de sua carreira literária, com a certeza de que este será o primeiro de muitos outros romances que este talentoso escritor publicará.
            Malditos: um título interessante e chamativo, ainda mais para pessoas como eu, fascinadas pelo tema demônios. E entre lobisomens, zumbis, vampiros, espíritos malignos, bruxas e demônios, este último é o que desperta mais o meu interesse, pois é puro terror cristão, e somente quem acredita em Deus, pode também acreditar em demônios. Meu primeiro romance, intitulado O Desejo de Lilith (Draco, 2010), tem entre os personagens centrais dois demônios. Meu segundo romance Encruzilhada (Literata, 2011), tem um enredo que gira em torno da libertação do demônio Asmodeus. Agora a pergunta: por que prefiro demônios em minhas histórias? Porque eles são mais concretos do que outros seres da literatura fantástica, afinal, todos possuem seus demônios pessoais; medos, incertezas, preocupações etc. Existem controvérsias sobre a real existência destes seres chifrudos, afinal, se Deus criou tudo, também criou os demônios. Mas talvez você não saiba que um dia eles foram seres angelicais, anjos que se rebelaram contra o Criador.
            Os Cristadelfianos (Irmãos de Cristo), religião cristã não trinitária, não acreditam que um anjo possa pecar, deixando a ideia de anjos caídos ir por água abaixo. Eles também acreditam que Deus e Jesus são dois, e não um único ser, algo em que eu também acredito.  
            Diferente da Teologia que estuda textos bíblicos, a Demonologia estuda sistematicamente os demônios, nomeando e classificando suas hierarquias, pois até eles precisam de líderes e leis.
            No Islã, Iblis (Satã), também não é um anjo caído, mas um ser criado do fogo e com livre arbítrio, semelhante aos humanos e diferente dos anjos que seguem todas as regras de Deus.
            Na série televisiva Supernatural, embora aborde assuntos sobrenaturais, destaca-se os episódios povoados de demônios, e quem é fã da série, como eu, deve ter curtido a personagem Lilith e sua marcante e forte personalidade, mesmo não vendo a sua real face, pois ela possuía várias pessoas.
            Nas HQs, recordo do demônio Mefisto atazanando o pobre Surfista Prateado com recordações da sua amada Shalla Bal. E Conan, o meu herói preferido, teve suas melhores aventuras quando enfrentou poderosos deuses profanos.
            Agora, J. Henrique nos brinda com esta fantástica história que se passa em Laguna, cidade do Mato Grosso do Sul, estado líder na produção da famosa erva-mate da Região Centro-Oeste do Brasil.

            Relaxe, leia calmamente e delicie-se com esta maravilhosa aventura.

            Tenha uma boa leitura!


Ademir Pascale
Escritor e Ativista Cultural, autor dos romances O Desejo de Lilith e Encruzlhada, autor do áudiolivro Cinema: Despertando seu olhar crítico e organizador das antologias Time Out: Os Viajantes do Tempo, Draculea: O Livro Secreto dos Vampiros, Metamorfose: A Fúria dos Lobisomens, Invasão, Sobrenatural: Contos Fantásticos, Poe 200 anos: Contos Inspirados em Edgar Allan Poe, entre outros. Twitter: @ademirpascale. Blog: www.odesejodelilith.blogspot.com. 

5 comentários:

  1. Nunca li um livro de terror, (sou um tanto medrosa) mas devo confessar que morro de curiosidade. Sempre tento variar nas leituras, descobrir novos temas e novas histórias.

    Boa sorte com o livro, a introdução me deixou com água na boca!

    Beijos

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha se interessado pelo meu trabalho. Fica aqui o meu convite para conhecer o Malditos, Bia.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. então eu aqui sem saber o que escrever haha' normal néeh João. Mas saiba que não vejo a hora de ter seu livro MALDITOS na mão. Ler pagina por pagina e reviver aquela história como se eu estivesse vivendo tudo aquilo. Quero dizer que a torcida por você foi e continua sendo grande hehe te admiro por muitas qualidades e defeitos tambéem. E a melhor de suas qualidades é ser um puto de um escritor.
    desculpa o palavriado hehe mas é a verdade.
    Ah e eu quero logo a continuação dos MALDITOS haha'

    ResponderExcluir
  4. hehe' Pathy ;) Eh sempre bom ler os seus comentários.. AHh palavriado baixo as vezes eh permitido desde que não seja pra me agredir..rs! Ainda num vai rola a continuação de Malditos, mas to quase pra começa.. hehe' se serve de consolo rabisquei o primeiro capítulo da continuação esses dias e logo te mostro =) Bjos querida'

    ResponderExcluir
  5. uau,eu fiz uma curta metragem com esse titulo em 2010, então ñ venha dizer que fiz copia, brincadeira, adorei, quero ler.
    http://malditosofilme.blogspot.com/

    ResponderExcluir